Mulher que hostilizou auxiliar de limpeza em shopping de MG é indiciada por injúria

29 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

À polícia, a mulher alegou ter ofendido a funcionária da limpeza, por ter sido ofendida primeiro. Delegada do caso afirmou que a suspeita é de SP e foi identificada por meio de imagens das câmeras do shopping. Auxiliar de limpeza Anelina Alves fala sobre xingamentos proferidos por cliente em shopping de Ipatinga (MG)

Montagem/g1

A Polícia Civil indiciou por injúria a mulher de 41 anos envolvida em uma discussão em um shopping de Ipatinga, no interior de Minas Gerais. A informação foi divulgada em entrevista coletiva nesta sexta-feira (29).

Compartilhe no Whatsapp

Compartilhe no Facebook

Segundo a delegada do caso, Talita Martins Soares, a agressora foi identificada por meio das câmeras de segurança e de dados do veículo que utilizava. Em um vídeo postado nas redes sociais (veja abaixo) ela aparece xingando a auxiliar de limpeza Anelina Alves de palhaça e analfabeta. O g1 não conseguiu localizá-la até a publicação desta reportagem.

"A suposta autora [das agressões] alega que foi agredida anteriormente. Durante a lavratura do procedimento não tem testemunha desse primeiro momento. Então a versão é que autora ofendeu a vítima.", afirmou a delegada.

A delegada informou que a mulher é de São Paulo e passa férias com a família em MG. Ela foi localizada em Braúnas, cidade que fica a 70 quilômetros de Ipatinga.

“Agimos de forma rápida porque, desde o começo, a gente tinha informação de que a suspeita não era daqui, então, havia o risco de que ela não fosse localizada e qualificada.”

Talita Martins Soares também explicou que uma audiência será marcada para fevereiro de 2024 e que a vítima terá que comprovar as ofensas que afirma ter recebido.

“Coloque-se no seu lugar, palhaça”: auxiliar de limpeza é xingada por cliente em shopping

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) - um registro feito para os crimes de menor potencial ofensivo - contra a suspeita, que irá responder em liberdade por injúria.

“É um caso que a gente realmente quer que sirva de exemplo, para que as vítimas se sintam motivadas e os autores não tenham a sensação de impunidade”, destacou Talita Martins Soares.

Previsto no artigo 140 do Código Penal, o crime de injúria ocorre quando uma pessoa profere a outra um xingamento, contendo algo desonroso ou ofensivo, atingindo a sua dignidade, honra e moral. Ao contrário da calúnia e difamação, no crime de injúria não é necessário que terceiros tomem ciência da ofensa.

Relembre o caso

A auxiliar de serviços gerais Anelina Alves, de 34 a nos, foi alvo de xingamentos enquanto trabalhava no Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, na tarde de quarta-feira (27). "Coloque-se no seu lugar, palhaça", disse a agressora.

Segundo Anelina, a situação ocorreu depois que ela advertiu uma adolescente sobre o piso molhado durante a limpeza. Em um vídeo postado nas redes sociais, ela explicou o que teria ocorrido.

"Em vim explicar a vocês um pouco do que aconteceu. Eu fui limpar perto da loja do Pavão e a mancha era muito grande e estava muito grudada. Aí eu tive que jogar o borrifador. Eu coloquei uma placa de um lado, uma placa do outro e ainda coloquei o meu carrinho no meio. Aí veio a adolescente correndo e ainda de rasteirinha [tipo de sandália]", disse.

Auxiliar de limpeza fala sobre xingamentos proferidos por cliente em shopping de MG

Anelina disse falou normalmente com a adolescente, mas ainda sim, a tia tomou as dores e começou as agressões verbais:

"Aí eu educadamente disse: Ô moça, não corre aí não, está muito molhado, você pode cair. Aí em seguida a menina parou, olhou pro chão, viu que estava molhado e continuou, passou, foi pra perto da tia dela. Aí nesse instante, questão de segundo, a tia dela começou a me agredir com palavras, falando que não deveria falar daquele jeito com ela, que ela é sobrinha dela, que eu não deveria dirigir a palavra a ela, que era ela que tinha que ter falado, que eu era analfabeta, afirmou.

A auxiliar de limpeza falou também que passou mal após o corrido e agradeceu pelo apoio recebido nas redes sociais.

""Ontem minha pressão alterou muito. Hoje eu fui ao médico, consultei e fui medicada para baixar a pressão. Agradeço vocês de coração pelas palavras que vocês me disseram. Muito obrigada mesmo."

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp

Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO