Quase 20% da população de Itaú de Minas já contraiu dengue em 2023; cidade tem cinco mortes confirmadas

23 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Apesar dos números, prefeitura diz que notificações de novos casos tiveram redução de 90%. Quase um quinto da população de Itaú de Minas já contraiu dengue; cidade tem cinco mortes

Quase 20% da população de Itaú de Minas já contraiu dengue neste ano. Segundo os últimos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a cidade tem hoje 3.004 casos prováveis da doença e cinco mortes confirmadas.

O município tem cerca de 16 mil habitantes, o que significa que 18% dos moradores já tiveram a doença.

Em março, a prefeitura chegou a inaugurar um centro de atendimento especial para tender os casos de dengue.

O serviço começou a ser oferecido para a população no dia 31 de março e conforme a prefeitura, até 100 pessoas estavam sendo atendidas por dia. No entanto, esse centro foi fechado e não está mais em funcionamento.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização de Itaú de Minas, Braiane Marcelle Lemos, o centro foi fechado devido à redução de cerca de 90% nas notificações de casos de dengue.

Quase 20% da população de Itaú de Minas já contraiu dengue em 2023; cidade tem cinco mortes confirmadas

Reprodução EPTV

"O centro acabou fechando devido à demanda. Houve uma redução da demanda, do número de casos de dengue, mas nós intensificamos as equipes do pronto-atendimento da cidade", disse a coordenadora.

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou três novas mortes pela dengue na cidade. Conforme a prefeitura, as novas vítimas são três homens que tinham, 51, 66 e 68 anos. Todos já tinham doenças pré-existentes.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, os moradores que precisarem de atendimento devido a sintomas da doença podem procurar os postos de saúde.

"Pra aqueles pacientes que fazem uso do Sistema Único de Saúde, os PSFs de referência ficam abertos até as 16 horas, após esse horário comercial, pode procurar o pronto atendimento", completou Braiane Lemos.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO