Queda frequente no fornecimento de energia elétrica causa prejuízos a moradores de Pouso Alegre, MG

30 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Queima de equipamentos eletrônicos tem sido um dos maiores transtornos causados pelo problema, conforme relatam moradores. Moradores de Pouso Alegre já somam prejuízos por conta das oscilações na energia

Quedas de energia elétrica estão sendo registradas com frequência em alguns bairros de Pouso Alegre (MG), e, os prejuízos contabilizados em razão da interrupção no fornecimento de energia são grandes, chegando em alguns casos, há R$ 23 mil reais, conforme relatam moradores.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

No bairro Cidade Jardim, foram quatro oscilações registradas em apenas uma semana. Entre os principais prejuízos, os moradores relatam a queima de equipamentos eletrônicos.

“É uma insatisfação muito grande, porque a conta vem, e está vindo bem cara. No entanto, o serviço prestado não está sendo satisfatório. A gente está passando por constantes quedas de energia. No mês foram seis quedas de energia, seis vezes em que eu precisei entrar em contato com a Cemig para poder informar de oscilação ou queda de energia, e em uma dessas oscilações nós tivemos a queima do equipamento de interfonia , e todas as placas foram queimadas. Aqui no condomínio, são 18 blocos e foram 18 placas atingidas com essa oscilação”, disse Vanderson Chagas, síndico de um condomínio que fica em um dos bairros que vem sofrendo com a queda frequente de energia.

Queda frequente no fornecimento de energia elétrica causa prejuízos a moradores de Pouso Alegre, MG

Reprodução / EPTV

Outro bairro afetado com a oscilação no fornecimento de energia elétrica em Pouso Alegre é o bairro Morumbi. Foram quatro oscilações no fornecimento de energia também em uma semana.

Moradores que trabalham em casa e necessitam de eletrônicos para desenvolverem suas atividades expressam o medo de perderem seus equipamentos em virtude das quedas de energia.

“Já faz algum tempo que vem acontecendo de estar caindo energia aqui no nosso bairro. E não está acontecendo só na minha residência, está acontecendo no bairro inteiro. E como tem muita gente que trabalha, que depende da energia, tem muita gente tendo prejuízo. E nós estamos muito preocupados com a volta da energia, porque às vezes volta apenas uma fase, e a gente tem medo de nessa volta, queimar eletrônicos. E eu quero saber se acontecer isso, se a Cemig vai arcar com esse prejuízo, já que a gente paga uma conta de luz tão cara”, disse Simone Paiolo Nascimento, empresária e moradora do bairro Morumbi.

O problema é recorrente e os moradores cobram uma explicação da concessionária. Além disso, pedem também aviso prévio da suspensão da energia em casos de manutenção na rede elétrica.

“ [..] O que está acontecendo? É manutenção? (na rede elétrica), Se for manutenção, eles podem nos avisar previamente? Porque eu acho que a gente merece ter uma luz digna , ter uma energia digna aqui”, completou Simone.

A EPTV, afiliada da TV Globo entrou em contato com a Cemig e pediu esclarecimento sobre o motivo das constantes quedas de energia nestes bairros.

Em nota, a concessionária explicou que as interrupções no fornecimento de energia registradas nesses bairros tiveram causas distintas e não relacionadas entre si. As ocorrências registradas no bairro Morumbi foram causadas por um pássaro que provocou curto-circuito na rede elétrica e isso também teria causado instabilidade no fornecimento de energia em outros bairros da cidade que são ligados no mesmo circuito.

A companhia esclareceu ainda que essas oscilações no bairro Cidade Jardim podem ser causadas por ventanias, raios, pássaros ou objetos que tocam os fios, mas que equipes da empresa estão realizando inspeções e intervenções no sistema elétrico, como poda de árvores que tocam os fios da rede e substituição de uma estrutura que foi danificada por uma descarga atmosférica.

A Cemig explicou também que é enviado um comunicado sobre desligamentos programados a todos os clientes cadastrados, com 15 dias de antecedência do serviço.

Segundo a empresa, quem não tem cadastro pode se inscrever pelo site cemig.com.br. , e que por esse site é possível solicitar a análise e ressarcimento de danos a equipamentos elétricos.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO