Saiba quem é Tereza Margarida do Coração de Maria, a sul-mineira declarada venerável pelo Vaticano

23 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Essa é a primeira etapa para a Beatificação. Processo foi aberto em 2012. A agora venerável nasceu em Borda da Mata e faleceu em Três Pontas, ambas no Sul de Minas. Tereza Margarida do Coração de Maria

Divulgação/Beatificação Nossa Mãe

O Vaticano reconheceu virtudes heroicas e declarou como venerável a sul-mineira Tereza Margarida do Coração de Maria. O título é a primeira etapa para a Beatificação da carmelita. O processo para o reconhecimento de “Nossa Mãe”, como é chamada, foi aberto em 2012.

Madre Tereza é natural de Borda da Mata, no Sul de Minas. Ela é uma das fundadoras do carmelo de Três Pontas (MG), cidade onde faleceu, anos 89 anos, em 2005. A carmelita ficou conhecida como "Nossa Mãe" em virtude do acolhimento, orações e conselhos que destinava aos que a procuravam.

O processo para a beatificação de madre Tereza foi aberto em março de 2012. A declaração de venerável pelo Vaticano é a primeira etapa deste processo. Depois disso, para ser considerada santa perante os católicos, há a beatificação e canonização. As duas etapas exigem a comprovação de um milagre.

Dentre os milagres atribuídos à madre Tereza, relatados no site que pede a beatificação dela, estão casos de curas de tumor e outras doenças, graças alcançadas pela intercessão dela, dentre outros testemunhos. Eles serão, a partir de agora, analisados pelo Vaticano.

Quem é madre Tereza

Conforme biografia publicada no site que pede a beatificação, Maria Luiza Rezende Marques é o nome de batismo de madre Tereza Margarida do Coração de Maria. Ela era a quinta dos doze filhos do casal Francisco Marques da Costa Júnior e Mariana Resende Costa.

Junto com os pais, mudou-se para Cruzeiro, em São Paulo, para estudar. Posteriormente, em Taubaté (SP), estudou no colégio das Irmãs da Congregação de São José de Chambéry.

Durante a juventude, após leituras religiosas, sentiu-se atraída pela espiritualidade carmelita. Ela conseguiu vencer a resistência do pai e, em 1937, ingressou no carmelo de Mogi das Cruzes (SP) como noviça, adotando o nome de Tereza Margarida do Coração de Maria.

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria

Reprodução EPTV

Dois anos depois, em 2 de fevereiro de 1939, emitiu os votos temporários e, em 2 de fevereiro de 1942, fez a profissão solene. Em 1946, a comunidade religiosa mudou-se para o novo Carmelo construído em Aparecida (SP), onde desempenhou sua vocação religiosa.

Pouco tempo depois, bispos de outros locais pediram ao carmelo de Aparecida a fundação de um novo carmelo em suas dioceses. A Diocese de Campanha (MG) foi uma das que realizaram o pedido. Foi quando Madre Tereza Margarida do Coração de Maria foi indicada para fundar o carmelo em Três Pontas, que faz parte da diocese campanhense. O mosteiro carmelita na cidade do Sul de Minas foi fundado em 16 de julho de 1962.

No mosteiro, muitos fiéis da região passaram a procurar madre Tereza Margarida do Coração de Maria. Eles pediam conselhos, orientações espirituais e ajuda. Foi durante este período que ela começou a ser chamada de “Nossa Mãe”.

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria morreu em 14 de novembro de 2005, em Três Pontas.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO