Seis municípios do Norte de MG apresentam alta incidência de casos notificados de dengue, chikungunya e zika

20 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Isso quer dizer que essas localidades possuem acima de 300 casos das três arboviroses por 100 mil habitantes. Mosquito Aedes aegypti.

Lauren Bishop

Seis municípios do Norte de Minas Gerais já apresentam alta incidência de casos notificados de dengue, chikungunya e zika vírus, segundo a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS). Isso quer dizer que essas localidades possuem acima de 300 casos das três arboviroses por 100 mil habitantes.

Glaucilândia - 1.888,57

Bocaiuva 1.690,39

Guaraciama 1.198,80

São João da Lagoa 828,45

Olhos D´Água 640,72

Engenheiro Navarro 483,43

“Com a circulação do sorotipo 3 da dengue, além da alta incidência de casos notificados, os municípios precisam intensificar as ações de identificação e eliminação de focos do Aedes aegypti, pois em 2024 há possibilidade de ocorrência de nova epidemia de arboviroses. Além disso, há necessidade da população ser mobilizada para o enfrentamento ao Aedes aegypti visto que a maioria dos focos de proliferação do mosquito está dentro de residências”, alertou a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, em informações divulgadas à imprensa.

Municípios da região recebem alerta para possível epidemia de dengue e chikungunya

Até a semana 47, a macrorregião de saúde Norte - composta por 86 municípios - contabiliza 59.607 casos prováveis de dengue, chikungunya e zika. Dezoito óbitos foram confirmados, sendo sete por dengue e 11 por chikungunya.

A dengue possui quatro sorotipos, sendo que a infecção por um deles gera imunidade contra esse mesmo tipo. Entretanto, é possível contrair dengue novamente se houver contato com um sorotipo diferente. O risco de uma epidemia com o tipo 3 ocorre por causa da baixa imunidade da população, uma vez que esse vírus circulou já faz um tempo no país.

“É importante destacar que a possível reintrodução do sorotipo 3 da dengue, somado ao expressivo número de pessoas suscetíveis à doença torna o cenário epidemiológico propício ao aumento da transmissão de dengue neste período sazonal e potencializa a ocorrência de surto e epidemia de maiores proporções. Especialistas alertam para o risco de uma epidemia em 2024 pelo sorotipo 3 no Brasil.”

Além de medidas de enfrentamento e controle das arboviroses, as secretarias municipais de saúde foram orientadas a notificar os casos com a maior rapidez possível. A Secretaria de Estado de Saúde também disponibilizou aos municípios da macro Norte recurso de R$7,8 milhões para ajudar no fortalecimento das ações de vigilância, prevenção e controle das arboviroses.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO