SRS estima que cerca 337 mil crianças e adolescentes devem ser imunizados no Norte de Minas durante Campanha de Multivacinação que começa neste sábado (21)

18 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Campanha vai disponibilizar 16 tipos de vacinas para atualizar a caderneta vacinal do público de um e 14 anos. Vacina contra a poliomielite também estará disponível durante a Campanha de Multivacinação

SES-MG

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) estima que cerca 337 mil crianças e adolescentes devem ser imunizados no Norte de Minas durante a Campanha de Multivacinação que começa neste sábado (21).

O objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de vacinação do público-alvo, que é de um ano a 14 anos. O “Dia D” da Campanha está marcado para 28 de outubro, data preparada pelos municípios para mobilizar pais e responsáveis por crianças e adolescentes sobre a importância da atualização das cadernetas de vacinação.

Serão disponibilizadas 16 tipos de vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Poliomielite inativada e Poliomielite oral; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; Papilomavírus Humano – (HPV quadrivalente, contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e das verrugas genitais) e contra a covid-19.

Para reforçar o estoque, a SRS está repassando aos municípios as doses durante essa semana.

Número de crianças e adolescentes

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Menezes, ressaltou, por meio de nota divulgada à imprensa, que a atualização vacinal é essencial para evitar que doenças já erradicadas no país voltem a acometer a população. Entre elas está a poliomielite, que foi notificada em março deste ano no Peru, em região de fronteira com o Brasil.

“A atualização das cadernetas de vacinação é fator de fundamental importância para evitar que doenças imunopreviníveis sejam reintroduzidas no país, apesar da disponibilização de vacinas de forma gratuita à população por meio do Sistema Único de Saúde – (SUS)”.

A SRS destacou que assim como em outras campanhas de imunização, além da abertura de outros postos de vacinação fixos ou volantes nas zonas urbanas e rurais, os municípios devem manter o funcionamento das salas de vacinação durante todo o horário de atendimento das unidades de saúde, incluindo o período do almoço e os finais de semana. O objetivo é facilitar o acesso dos pais e responsáveis por crianças e adolescentes que, devido ao trabalho, não têm disponibilidade de tempo nos horários normais de funcionamento das unidades de saúde.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO