UPA de Pará de Minas com destaque na fisioterapia

Compartilhe em suas redes sociais!

Visando amenizar os sinais e sintomas clínicos, incluindo os respiratórios, a Fisioterapia tem sido inserida no setor de pronto atendimento, realizando procedimentos como técnicas de fisioterapia respiratória, entre outras condutas. Desta forma o trabalho com a utilização da fisioterapia consegue contribuir para a estabilização dos pacientes e otimizar o tratamento clínico.

Recentemente a inserção do fisioterapeuta nas unidades de urgência e emergência vem sido tomada por alguns hospitais. A UPA de Pará de Minas tem sido pioneira na região, devido ao fato do grande número de pacientes possuírem diagnóstico com alteração cardiopulmonar, necessitando de ventilação mecânica, entre outros.

O paciente que apresenta alterações importantes do ponto de vista biológico e físico, necessitando de um atendimento imediato, pois apresenta risco eminente de morte, é encaminhado para o serviço de urgência e emergência.

Quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo, o paciente é encaminhado para o serviço de emergência. Mas quando a situação onde o paciente necessita de um atendimento rápido, pois há risco de complicações graves e se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte, o mesmo é encaminhado para o setor de urgência. 

O atendimento fisioterápico prestado na UPA de Pará de Minas tem chamado bastante atenção pelos trabalhos que estão sendo realizados com a fisioterapia. O Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia (CREFITO), Anderson Coelho, esteve no município para conhecer o trabalho que esta sendo realizado na UPA. Ele se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Duarte, e com a Diretora da unidade de saúde, Geane Pinheiro.

Anderson destacou o pioneirismo da UPA de Pará de Minas ao implantar este tipo de atendimento fisioterápico na assistência de urgência e emergência e disse que pretende apresentar o modelo daqui a outros municípios.

Paulo Duarte

Paulo Duarte falou sobre a implantação deste atendimento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

1
🧨Denuncia❓
📸Flagrante❓
🧐Sugestão em pauta❓

Nos envie pelo WhatsApp❗❗
Powered by