Artistas processam empresas que geram arte com IA por violação de direitos autorais

18 jan 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Artistas acusaram Stable, Midjourney e DeviantArt de usarem suas obras sem o consentimento para treinar inteligência artificial de imagens. Artistas processam empresas que geram arte com IA por violação de direitos autorais

Reprodução/Stability IA

Três artistas dos Estados Unidos estão processando as plataformas Stable (Stability IA), Midjourney e DeviantArt por violação de direitos autorais. Segundo o trio, as empresas usaram suas obras para treinar a inteligência artificial (AI, em inglês) sem autorização.

Essas ferramentas, assim como o DALL-E 2, da OpenAI, têm viralizado porque são capazes de gerar artes a partir de uma descrição textual.

Funciona assim: você pode escrever algo como "imagem com o Neymar comendo pizza". Em poucos segundos, a AI retorna com a arte solicitada. Para gerá-las, essas tecnologias se baseiam em imagens disponíveis na internet.

Serviço de computação em nuvem da Microsoft terá ChatGPT

Assinar documento com apps é permitido no Brasil? Entenda

Sarah Andersen, Kelly McKernan e Karla Ortiz, artistas que entraram na justiça, alegam que Stability IA, Midjourney e DeviantArt copiaram cinco bilhões de imagens "sem o consentimento dos artistas originais".

"Ouvimos pessoas de todo o mundo: escritores, artistas e programadores, que estão preocupados com essas AIs, que são treinadas com grandes quantidades de trabalhos protegidos por direitos autorais sem consentimento", disse o advogado Matthew Butterick, que representa Sarah, Kelly e Karla.

Além delas, essas ferramentas também estão na mira de outras empresas. Ontem (17), a Getty Images, uma das principais empresas de banco de imagens, anunciou que está processando a Stability AI no Reino Unido pelo mesmo motivo.

Segundo a Getty, a Stability "copiou e processou ilegalmente milhões de obras protegidas por direitos autorais e os metadados associados detidos ou representados pela Getty na ausência de uma licença para beneficiar os interesses comerciais".

LEIA TAMBÉM:

Como encontrar lojas e serviços pelo WhatsApp

Saiba como transformar áudios do WhatsApp em textos

Móveis, eletrônicos e até 'pássaro azul': objetos do Twitter são colocados em leilão nos EUA


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO