As quatro maneiras de ganhar dinheiro no TikTok

03 jul 2023
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Conheça em detalhes as possibilidades de monetização que existem no aplicativo: Marketplace, Criativo Beta, Séries, presentes em lives e vídeos, e os bônus. Influenciadores podem ganhar dinheiro com o TikTok de várias maneiras: patrocínios, venda de mercadorias e até diretamente na plataforma, com a chamada monetização dos vídeos.

O g1 detalha abaixo quatro maneiras de monetizar com o app e tiktokers contam o que aprenderam com suas experiências nesses programas.

Profissão TikToker: criadores derrubam mitos e revelam caminhos (e dificuldades) para ganhar dinheiro na rede social

💰 Tipos de monetização do TikTok:

👜 Programa Marketplace de Criadores;

💲 Programa Criativo Beta;

🎁 Presentes em lives e vídeos;

💵 Séries e Bônus.

1. 👜 Marketplace de Criadores

Como ganhar dinheiro no TikTok? Programa Marketplace de Criadores é a dica

➡️ O QUE É:

Forma de os criadores ganharem dinheiro com vídeos feitos a partir de campanhas ou missões pré-estabelecidas por marcas comerciais, que determinam os detalhes do conteúdo, além do valor a ser pago pelos que forem selecionados.

⚠️ REGRAS BÁSICAS:

ter mais de 18 anos;

ter mais de 10 mil seguidores (no entanto, para o TikTok pode liberar algumas contas com a partir de 1 mil seguidores)

ter publicado, no mínimo, 3 vídeos nos últimos 30 dias;

ter 1 mil visualizações de um vídeo ou mais, nos últimos 30 dias;

usar uma conta pessoal cadastrada no Brasil (contas comerciais não são elegíveis);

não violar as diretrizes da comunidade e não participar de atividades fraudulentas, como comprar visualizações e ter aumento artificial de seguidores.

👉 COMO PARTICIPAR?

O programa fica dentro do aplicativo e o usuário pode se inscrever na configuração "Ferramentas do criador".

Quando a opção é ativada, o perfil passa por análise do TikTok. Se for reprovado, o criador poderá tentar novamente depois de 30 dias.

Em caso de aprovação, ele precisa colocar no perfil as principais características do conteúdo que costuma produzir.

Quem entra para o programa tem acesso às ofertas de "missões" ou "campanhas" disponíveis. É possível se candidatar, de uma vez, para diferentes "jobs" de marcas diversas.

Também está disponível a opção para definir uma tarifa de referência para vídeos de 30 a 60 segundos (que não necessariamente será seguida).

💰QUANTO GANHA?

O TikTok afirma que os valores a serem pagos variam de acordo com o criador e o produto.

"O mínimo para mim é R$ 200", diz Lucas Kalango, de 32 anos, tiktoker e consultor em redes sociais. "Pode ir aumentando o valor de acordo com o que você tem de experiência, com o tamanho do perfil (número de seguidores) e a validação com as marcas."

O pagamento não é imediato e depende do prazo de duração da "missão" ou "campanha". Não existe data fixa de depósito, como no Programa Criativo.

Por outro lado, além do pagamento combinado, o criador pode ganhar um adicional a cada 1 mil visualizações do vídeo.

➡️O QUE PRODUZIR?

O Marketplace de Criadores tem 3 tipos de produção de conteúdo:

missões;

campanhas; e

candidaturas.

COMO SÃO AS MISSÕES:

As marcas parceiras do Tiktok “encomendam” vídeos com regras já estabelecidas, além do valor que será pago.

O tiktoker escolhe uma ou mais missões. Ele pode produzir até 3 vídeos para cada e precisa postá-los no modo público, dentro do prazo.

Assim, o conteúdo já estará no ar, mas, para ser monetizado, ainda precisará ser aprovado pela marca que encomendou.

Caso a marca selecione o vídeo, o conteúdo será impulsionado (aparece para mais pessoas e ganha mais visibilidade) e, automaticamente, a hashtag "publi" é atribuída ao vídeo e ele fica destacado como patrocinado.

"Na missão, são US$ 58,50 fixos para o vídeo selecionado mais US$ 0,39 para cada 1 mil impressões (visualizações) pagas pela marca, ou seja, a marca impulsiona os vídeos selecionados e depois te paga por isso", explica Lucas Kalango.

☑️CAMPANHAS:

As marcas é que convidam um influenciador específico e propõem o vídeo a ser produzido.

Diferentemente das "missões", é possível negociar os valores, as formas de pagamento e os requisitos do conteúdo. E o vídeo só é publicado após a aprovação da marca.

☑️CANDIDATURAS:

As oportunidades têm a ver com o perfil do tiktoker. Elas só aparecem para o criador se a marca entender que o canal dele tem a ver com alguma de suas campanhas. Ou seja, se você só fala sobre futebol, dificilmente vai achar uma campanha ligada a moda.

A partir daí, o criador pode escolher para qual campanha quer se candidatar e deverá mandar um roteiro com o texto e uma prévia do vídeo, atendendo a todos os requisitos.

Ali o vídeo também só será publicado após a aprovação da marca. E o pagamento é negociado via aplicativo ou diretamente com as empresas.

❓VALE A PENA?

O ator Danny RLima, de 26 anos, diz que, apesar dos seus vídeos não viralizarem, ele já conseguiu ganhar R$ 8 mil em uma das "missões" que alcançou mais de 3 milhões de visualizações.

Só que, depois dessa conquista, ele continuou tentando participar de missões, mas passou 3 meses sem conseguir ter um vídeo aprovado por uma empresa.

"(O Marketplace ) Não é uma forma estável de ter uma renda porque são só duas missões que faço por mês, em média, e nem sempre você consegue ser selecionado. Mas, se seu vídeo viraliza, você ganha muito dinheiro e consegue se sustentar por alguns meses", resume.

Danny diz ter dificuldades de produzir para as demais modalidades do programa: "campanhas" e "candidaturas". Na primeira, ele acha que não é procurado pelas marcas por ter um número de visualizações insuficiente. Para "candidaturas", ele não encontrou um "briefing" que estivesse de acordo com o seu perfil.

2. 💲Programa Criativo Beta

Como ganhar dinheiro no TikTok? Programa Criativo Beta paga por vídeos com mais de 1 min

➡️ O QUE É:

Modalidade que paga por vídeos com mais de um minuto de duração.

⚠️ REGRAS BÁSICAS:

ter mais de 18 anos;

ter mais de 10 mil seguidores;

ter mais de 100 mil visualizações dos últimos 30 dias (somando todas as publicações no perfil);

usar uma conta pessoal (contas comerciais não são elegíveis);

não valem vídeos feitos no modo "fotos", visualizações que são promovidas (anúncio pago) e publicidades;

vídeos que fazem parte do Marketplace não monetizam ao mesmo tempo para o Criativo Beta.

👉 COMO PARTICIPAR?

Para começar a utilizar o programa, basta ativar o recurso nas configurações do app em "Ferramentas do criador".

Apenas os vídeos publicados após essa inscrição começam a ser monetizados. Ou seja, os vídeos antigos que alcançaram 1 mil visualizações não serão recompensados.

💰RECOMPENSAS

As recompensas são feitas com base nas "visualizações qualificadas", chamadas de Receita por 1 mil impressões (RPM). Para fazer o cálculo da RPM, o TikTok leva em consideração vários fatores como:

⏳tempo de visualização: usuários precisam ter conferido, no mínimo, 5 segundos do vídeo;

🤳engajamento: as visualizações de vídeos categorizados como "não gostei" ou ocultados no feed são desconsideradas;

✅autenticidade: se houver várias visualizações da mesma pessoa, apenas uma é considerada; duetos e outros materiais copiados de outras pessoas não entram no cálculo. Se preferir utilizar músicas, é necessário utilizar os trechos disponíveis na biblioteca do app.

"Na média ele [vídeo válido no Brasil] custa US$ 0,15. Mas é muito comum o valor oscilar entre US$ 0,12 a US$ 0,16 a cada 1 mil visualizações", afirma o tiktoker e consultor de redes Lucas Kalango, considerando a média do que recebeu no programa e também as impressões dos seus alunos e comentários dos seguidores.

O país onde as pessoas estão assistindo aos vídeos também influencia na remuneração pelo programa Criativo, diz Kalango. O TikTok não deu detalhes sobre os valores.

Um dos diferenciais do programa é que ele tem um dia previsto para o tiktoker receber o dinheiro. Os ganhos estimados são atualizados todo dia 1°. Se atingirem US$ 50, os pagamentos ocorrem no dia 15. As taxas de serviço são descontadas pelo app.

➡️O QUE PRODUZIR?

Como o conteúdo deve atrair quem está assistindo, para monetizar, muitos criadores jogam no início dos vídeos informações para chamar a atenção da audiência.

"Porque os primeiros segundos são os que contam para seu vídeo engajar e ir para mais pessoas. Quanto mais retenção você tiver, melhor", recomenda a tiktoker Vanessa Lopes, de 21 anos, que tem quase 30 milhões de seguidores no TikTok.

❓VALE A PENA?

Lucas Kalango defende que é preciso unir os pontos fortes de cada um dos programas (Marketplace e Criativo), fazendo uma espécie de "monetização híbrida".

Para ele, quem aposta em vídeos curtos não precisa desistir só porque eles não são aceitos no Programa Criativo: existem outras vantagens nesse conteúdo que não a monetização.

"Esse tipo de vídeo curto vai ajudar na visibilidade da conta, na construção da marca, para atrair mais seguidores e consequentemente vai crescer o perfil e vai ter mais oportunidades de monetizar de formas diferentes", orienta.

"Esse programa da monetização é bom para quem é mais novo no TikTok, para quem tem menor número de seguidores. Acho que pode ajudar muita gente, muitas famílias, com uma renda a mais pra pessoas que trabalham", aconselha Vanessa Lopes.

3. 🎁Presentes virtuais em vídeo e lives

Como ganhar dinheiro no TikTok? Saiba como ganhar presentes virtuais em vídeo e lives

➡️ O QUE É:

É uma forma dos espectadores reagirem a transmissões ao vivo ou vídeos (sem restrições de tempo de duração) postados por meio de presentes enviados para o criador (que aparecem como comentários). Eles precisam comprar moedas para depois trocar por mimos.

Os presentes são acumulativos e serão convertidos em créditos que podem ser gastos pelo criador em itens virtuais ou em pagamentos.

⚠️ REGRAS BÁSICAS:

ter mais de 18 anos (tanto para comprar moedas ou enviar presentes);

ter mais de 10 mil seguidores para receber presentes;

ter a conta criada e com vídeo publicado nos últimos 30 dias;

contas comerciais, de governo, de políticos e de partidos não são qualificadas;

vídeos com duetos, anúncios, conteúdo patrocinado, postagens promovidas ou que violem as regras da plataforma não podem receber presentes;

as recompensas podem ser dadas até 100 vezes por dia.

👉COMO PARTICIPAR?

Quem está assistindo as lives ou vídeos pode comprar "moedas" e enviar presentes para os criadores nos comentários.

Todo envio de presente é aberto ao público, para que os usuários vejam quem deu a gorjeta. A taxa de câmbio entre cada moeda e presente fica disponível no painel de saldo do app (veja abaixo).

Cada presente recebido vai para o saldo de créditos do dono do perfil como um diamante. Nenhum usuário consegue comprar diretamente os diamantes. E a taxa de conversão deles em dinheiro é determinada pelo TikTok, de tempos em tempos.

Não existe um prazo para resgatar os créditos que foram arrecadados nas lives e nos vídeos. Mas, se o usuário encerrar a conta por qualquer motivo, ele perde as moedas.

❓VALE A PENA?

Entre as vantagens citadas pelos influenciadores estão as possibilidades de ampliar o número de seguidores e de aproximação com o público.

"As lives também viralizam para pessoas novas que ainda não te conhecem, então você pode atrair seguidores e novas pessoas pra te darem presentes", cita o criador Lucas Kalango.

A cantora e tiktoker Bea Duarte, de 26 anos, de São Paulo, explica que chegou a fazer lives com duas horas de duração, três vezes na semana. Com isso, teve aumento das visualizações dos vídeos no perfil.

A monetização, em si, não é alta para essas lives: "Acho que é uma média de 100 diamantes para cada dólar. Num dia bom, em que as pessoas estão empolgadas, dá US$ 1", afirma.

A cartomante Anna Magagnin, de 38 anos, que atualmente mora no Reino Unido, resolveu investir em lives uma vez por semana no fim de 2020.

Ela também diz que o retorno na monetização não foi significativo. E que o maior impacto foi no aumento no número de seguidores, com o público brasileiro interessado no serviço. "As pessoas veem meus vídeos e me chamam, 90% dos meus clientes vieram do TikTok”.

4. 💵 Séries e Bônus

Como ganhar dinheiro no TikTok? Conheça as modalidades Séries e Bônus

☑️ SÉRIES:

No Brasil, o serviço ficou disponível a partir de junho, apenas para convidados do TikTok. Não há previsão para liberar para todos usuários.

Permite que criadores façam playlists exclusiva à qual os usuários podem comprar o acesso. Cada lista pode incluir até 80 vídeos, cada um com até 20 minutos de duração.

O criador estipula o valor para cada playlist.

☑️ BÔNUS:

São recompensas pontuais para quem usa o TikTok incentivar novas pessoas a entrarem na plataforma.

Também recebe bônus quem faz tarefas estipuladas pelo app como: assistir a vídeos e publicar vídeos com sons recomendados (músicas e áudios).

Cada atividade vira pontos que podem ser trocados por dinheiro (a uma taxa fixa de R$ 1 a cada 10 mil pontos trocados, de acordo com consulta feita em 6 de junho) e outros benefícios.

Os interessados precisam cumprir as orientações determinadas para ter a validação dos pontos.

Para participar desta ação é necessário ter mais de 18 anos. O saldo de pontos deverá ser resgatado pelo participante dentro de 30 dias após o último login na plataforma. Após esse prazo, o bônus é zerado.

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FONTE: G1 Globo


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