Banda Del Rey reverencia Roberto Carlos em disco através de Tim Maia

23 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Banda Del Rey lança o primeiro álbum, intitulado 'O disco', em 22 de agosto pelo selo Pedra Onze

Luiz da Fonte / Divulgação

♪ Em 1969, Tim Maia (1942 – 1998) estava a um ano de se tornar a sensação da música brasileira com a edição do primeiro álbum em 1970 no rastro do dueto com Elis Regina (1945 – 1982) em These are the songs (Tim Maia, 1970) e com a explosão do single que apresentou previamente a balada Primavera (Cassiano e Silvio Roachel, 1970).

Só que, naquele ano de 1969, Tim ainda lutava por reconhecimento quando foi bater literalmente à porta da casa de Roberto Carlos para mostrar algumas músicas para o álbum anual do cantor, que então vivia fase de transição da Jovem Guarda para o romantismo adulto e investia em repertório influenciado pela black music norte-americana.

Tim tentou emplacar a balada Você (1969), que acabaria sendo lançada em disco por Eduardo Araújo naquele ano, mas Roberto preferiu Não vou ficar, funk que abriu o lado B do LP gravado e editado pelo cantor em 1969.

É esse funk que a banda Del Rey escolheu para ser o segundo e último single do primeiro álbum deste grupo criado no Recife (PE) em 2004, sem maiores pretensões, para tocar em festa de aniversário de amiga do vocalista Chinaina. O single Não vou ficar foi lançado na sexta-feira, 21 de julho.

Banda que gravita em torno do repertório de Roberto Carlos, priorizando as parcerias do Rei com Erasmo Carlos (1941 – 2022), mas abarcando também sucessos de artistas oriundos ou descendentes da Jovem Guarda, Del Rey lança o primeiro álbum em 22 de agosto pelo selo Pedra Onze após 19 anos de atuação restrita a shows.

Intitulado O disco, nome que sugere a expectativa dos seguidores do quinteto por um registro fonográfico da banda, o álbum foi anunciado pelo single que apresentou em 22 de junho a gravação de Ilegal, imoral ou engorda (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1976).

“A gente quis fazer uma grande homenagem à Jovem Guarda e, para montar o repertório do disco, escolhemos diferentes compositores que emprestaram obras a Roberto, como Helena dos Santos, Paulo César Barros e Tim Maia”, explica o vocalista Chinaina, que forma a banda Del Rey com músicos que integram o grupo Mombojó (Chiquinho Moreira, Felipe S., Marcelo Machado e Vicente Machado).


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO