Câncer de mama pode afetar animais de estimação; saiba sobre sintomas e tratamentos

08 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

De acordo com o veterinário José Lasmar, as raças com mais propensão em adoecer são golden retriever, poodle e boxer. As cadelas são as mais susceptíveis em ter câncer de mama

Unsplash/Reprodução

🐕 O Outubro Rosa alerta sobre a importância da prevenção, tratamento e cura do câncer de mama, que atinge principalmente as mulheres. Mas você sabia que a doença também pode afetar os animais?

🐈 Nesse caso, de acordo com o médico-veterinário José Lasmar, as cadelas são as vítimas mais frequentes e, em proporção menor, as gatas.

🐱 Em uma probabilidade menor ainda, os machos. Neles, segundo o especialista, é raro, mas, quando acontece, a doença é muito agressiva.

🐶 Lasmar disse que normalmente os nódulos são percebidos quando o tutor faz carinho e apalpa a barriga do bicho.

🐕 Ele contou que as cachorras com idade entre 6 e 7 anos são as mais afetadas. Contudo, alertou quanto à mamite – inflamação nas mamas – que não é tumor.

🐈 A mamite, segundo o veterinário, vem acompanhada de vermelhidão, dor e pele quente. Já o tumor, não tem essas características.

“O diagnóstico deve ser dado sempre por um veterinário”, salientou.

🐱 Com relação ao câncer de mama, quando a doença não é identificada com o toque, é preciso que um raio-x seja feito.

🐶 Um exame citológico – retirada de células por agulha para biópsia em laboratório – também é um recurso usado pela medicina veterinária para chegar a um diagnóstico.

Cadelas poodle têm mais propensão de ter câncer de mama

Unsplash/Reprodução

Maligno ou benigno

🐈 Lasmar contou que 95% dos tumores são reconhecidos pela palpação e que a maioria é benigna nas cadelas e maligna nas gatas.

Tratamentos

🐶 O veterinário explicou que o tratamento é sempre cirúrgico, para a retirada dos tumores.

🐶 Em alguns casos, o veterinário disse que é preciso fazer quimioterapia, mas depende do tipo de tumor, caso fique algum resíduo. No geral, quatro sessões são suficientes, mas varia de acordo com a orientação do veterinário.

🐶 Outro ponto avaliado pelo especialista é se houve metástase, quando a doença atinge outros órgãos – os mais comuns a serem afetados são os pulmões.

🐶 Antes de fazer a cirurgia, segundo Lasmar, tem que fazer raio-x para ver se houve esse alastramento. Em caso positivo, ele não recomenda a cirurgia, mas cada caso é preciso fazer uma avaliação.

Nos cachorros e gatos, a incidência de câncer de mama é baixa, mas quando acontece é mais agressiva

Unsplash/Reprodução

Predisposição ao câncer de mama

🐕 Cadelas com idade entre 6 e 7 anos.

🐩 Cadelas de qualquer raça, mas as golden retriever, poodle e boxer têm mais chances.

🐕 O uso de anticoncepcional pode causar a doença, por isso, segundo Lasmar, o método é contraindicado e, na opinião dele, deveria ser proibido.

🐕 Ele ainda salientou que as injeções anticio também podem desenvolver os tumores.

“As cadelas castradas antes do primeiro cio têm quase 100% de chance de não terem câncer de mama”, explicou.

🐕 Porém, Lasmar salientou que a castração precoce, apesar de não deixar tumores, causa malefícios como incontinência urinária, obesidade e infantilismo genital – quando as genitálias não se desenvolvem. Ele indica que a castração seja feita após o primeiro cio.

“A castração tem benefícios e malefícios. Precisa fazer uma consulta para uma avaliação”.

Vídeos mais assistidos do g1 Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO