Clarence Avant, conhecido como ‘padrinho da música negra’ morre aos 92 anos

14 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Executivo pioneiro da música, Avant morreu no domingo (13) em Los Angeles. Clarence Avant, conhecido como o 'padrinho da música negra', morre aos 92 anos

Jacques Brinon/AP

Clarence Avant, conhecido como "Padrinho Negro" da música e do entretenimento morreu neste domingo (13) aos 92 anos, em Los Angeles. A informação foi confirmada pela família do músico e executivo da música por meio de um comunicado.

"Através de sua liderança empresarial revolucionária, Clarence tornou-se carinhosamente conhecido como 'o padrinho negro' nos mundos da música, entretenimento, política e esportes", diz o comunicado. "Clarence deixa para trás uma família amorosa e um mar de amigos e associados que mudaram o mundo e continuarão a mudar o mundo nas próximas gerações. A alegria de seu legado alivia a tristeza de nossa perda."

Avant foi um executivo da música pioneiro, além de produtor de filmes e empreendedor. Em 2019, documentário "O Pai da Black Music", dirigido por Reginald Hudlin, retratou sua história, na Netflix.

Nascido na Carolina do Norte em 1931, Avant começou a trabalhar no mundo da música na década de 1950, gerenciando cantores de sucesso, incluindo Little Willie John. Ele passou a trabalhar para a Venture Records e, dois anos depois, fundou a Sussex Records.

Avant também lançou uma das primeiras estações de rádio totalmente pertencentes a negros e se dedicou em defender a cultura negra como consultor dos estúdios MGM e do canal ABC na década de 1970.

Ele ainda gerenciou nomes como Sarah Vaughan, Jimmy Smith, Lalo Schifrin e Freddie Hubbard e intermediou a venda da Stax Records na década de 1960. Foi ele quem descobriu e contratou o cantor de Bill Withers, de "Ain't no sunshine" ainda na década de 1970, co-promoveu "Bad", a primeira turnê mundial solo de Michael Jackson e foi presidente do conselho da Motown nos anos de 1990, após sua venda para a PolyGram.

O executivo ainda ajudaria produtores e artistas como Quincy Jones, David Geffen, Jay-Z, Jimmy Jam & Terry Lewis, Pharrell Williams, Whitney Houston, entre muitos outros.

Ao longo de uma carreira, ganhou uma série de prêmios, recebendo uma estrela da Calçada da Fama de Hollywood em 2016 e depois um gongo do Hall da Fama do Rock and Roll em 2021, durante o qual Barack Obama e Kamala Harris falaram em um vídeo tributo.

Avant se casou com Jacqueline 'Jackie' Alberta Gray em 1967 e eles tiveram dois filhos. A mais velha, Nicole Avant, é ex-embaixadora dos EUA nas Bahamas e esposa Co-CEO da Netflix, Ted Sarandos.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO