Clientes, fama e divulgação: o que grifes brasileiras ganham quando ‘vestem’ artistas internacionais?
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Demi Lovato e Beyoncé vestiram marcas nacionais em suas apresentações. As estilistas Patrícia Bonaldi e Mayari Jubini falaram ao g1 sobre a importância dessa exposição. Semana Pop: artistas internacionais vestem marcas brasileiras
Novos clientes, divulgação, reconhecimento da marca e validação do trabalho. Esses são alguns dos impactos gerados em marcas brasileiras quando usadas por artistas internacionais nos palcos, como aconteceu recentemente com Beyoncé e Demi Lovato. Beyoncé vestiu PatBO, da estilista Patrícia Bonaldi, durante um show que fez em Vancouver, no Canadá. O body prateado cheio de franjas e todo bordado à mão foi feito sob medida para a cantora e levou 60 dias para ser produzido. Já Demi Lovato usou em sua apresentação no The Town um conjunto todo preto com algumas listras nas cores verde e amarela. Os detalhes na cor da bandeira brasileira foram uma exigência da cantora para o figuro, conforme explicou a estilista Mayari Jubini, responsável pela peça. "Todas as vezes que eu vesti Demi Lovato, teve um boom. Ela é uma artista gigante, então é um impacto enorme. Tanto nas redes sociais quanto nos veículos da mídia. E clientes novos que aparecem. É sempre muito incrível", comemora Mayari, responsável pela grife Artemisi. Esta é a quarta vez que a estilista "veste" a cantora. "A presença de celebridades usando nossas peças é, sem dúvida, uma parte emocionante e importante da jornada da PatBO", afirmou Patrícia Bonaldi, que já vestiu Camila Cabello, Jennifer Lopez e Alicia Keys. "Ter artistas renomadas vestindo nossas criações é uma honra e uma validação do nosso trabalho árduo na busca da excelência criativa." "A exposição em um nível internacional ajuda a elevar o reconhecimento da marca como um todo. Isso também impulsiona a abertura de portas para colaborações futuras e oportunidades de vestir outras personalidades de destaque", explica a estilista ao falar sobre o impacto gerado quando uma estrela internacional veste a marca. Demi Lovato usa look da estilista Mayari Jubini, responsável pela Artemisi Reprodução/Instagram Peças exclusivas As peças criadas pelas estilistas foram exclusivas para as duas artistas. Mayari conta que, antes da produção, a equipe de Demi encontrou seu trabalho através da internet. "Eles se identificaram, disseram que tinha tudo a ver com ela, e foi aí que tudo aconteceu", conta Mayari. Ela explica que as peças usadas por celebridades que usam sua marca, assim como a Demi, não vão para o mercado. Até porque seu trabalho, atualmente, é quase todo voltado para roupas exclusivas sob medida. Mas ela diz que recebe vários pedidos para réplicas a cada vez que veste a cantora. Só que Mayari não atende a esse tipo de pedido. "O que a gente pode usar são referências. Os elementos que têm nesses looks que eu fiz para Demi, são elementos que tem tudo a ver com a minha marca", explica. Já Patrícia afirma que ocasionalmente recebe pedidos de réplicas. "Sempre estamos abertos a discutir essas solicitações com nossos clientes e fazer o possível para atendê-las, enquanto mantemos nosso compromisso com a originalidade e a autenticidade das nossas criações", ressalta. "Por se tratar de uma peça que representa o DNA da PatBO, e o nosso principal valor, que é o bordado feito à mão, em nossas coleções podem ser facilmente reconhecidas peças que possuem similaridades como o body usado por Beyoncé." Beyoncé veste PatBO Divulgação Valores Patrícia e Mayara não comentam os valores das peças usadas pelas artistas. "Eu não costumo deixar público porque depende de uma série de questões. Mas assim, com certeza não são looks que tem um valor baixo, né? São looks muito trabalhosos, com detalhes minuciosos, são vários dias ali de trabalho, então tudo isso influencia nessa questão", explica Mayari. Ela também garante que não eleva os valores de suas peças depois que algum artista veste sua marca. "Inclusive é muito gratificante e incrível trabalhar com artistas gigantes assim como a Demi, mas todos os nossos clientes são muito especiais." Patrícia Bonaldi, da PatBO, e Mayari Jubini, da Artemisi Divulgação/Johnny Moraes Relembre artistas internacionais que vestiram marcas ou estilistas brasileiras: Beyoncé Beyoncé veste PatBO em show de turnê Renaissance Divulgação O look da Beyoncé era um body prateado todo bordado e cheio de franjas. A assessoria da PatBO contou que o stylist da cantora foi quem entrou em contato com a marca. E aí, duas peças foram produzidas. A cantora optou pelo body, que demorou nada menos do que 60 dias para ser produzido. A peça é exclusiva, feita sob medida e toda bordada à mão. É a primeira vez que Patrícia Bonaldi veste Beyoncé. Camila Cabello Camila Cabello no VMA 2019: vestido criado com exclusividade para a cantora pela estilista Patrícia Bonaldi, fundadora e diretora criativa da grife PatBO Bryan Bedder/Getty Images/AFP Em 2019, Patrícia Bonaldi criou os vestidos usados por Camila Cabello no VMA e no clipe de "Señorita". O look do videoclipe chegou a ser vendido pela marca. E na época da pré-venda, foi anunciado por US$ 667 (cerca de R$ 3,3 mil). Já a peça que a Camila usou no VMA foi feito com exclusividade para ela. Até por isso, Patrícia preferiu, naquela época, nem citar valores. Jennifer Lopez Jennifer Lopez veste PatBO Reprodução/Instagram A estilista também já vestiu a cantora Jennifer Lopez. Mas não para os palcos. J-Lo usou as produções da PatBO em pelo menos duas ocasiões: primeiro, em um ensaio de fotos, em junho. E depois, em agosto, durante um evento especial. Nos dois momentos, Patrícia comemorou nas redes sociais. Alicia Keys Alicia Keys veste PatBO Reprodução/Instagram Uma das peças usadas por J-Lo tinha a mesma estampa de um vestido que a cantora Alicia Keys escolheu para um ensaio de fotos no Chile ao lado do marido, o produtor musical Swizz Beatz. Alicia fez questão de marcar a arroba da marca nas fotos. Assim como fez também quando vestiu outra marca brasileira queridinha de estrelas internacionais: A Farm. A grife tem Kátia Barros e Marcello Bastos como sócios. Alicia vestiu looks da marca durante sua passagem pela Argentina e, claro, aqui no Brasil, quando fez alguns shows em maio desse ano. Taylor Swift Taylor Swift veste maiô da Farm no clipe de "Anti-Hero". Reprodução A Farm também foi usada por Taylor Swift no clipe de "Anti-Hero". A marca é responsável pelo maiô de lurex com listras nas cores rosa, laranja e verde que o alter-ego de Taylor usa no video. A peça está esgotada. Mas no ano passado, quando o clipe foi lançado, ela estava à venda por cerca de R$ 900 pelo site da Saks Fifth Avenue, que é uma rede americana de lojas de departamentos de luxo. Demi Lovato Demi Lovato em apresentação no The Town, em São Paulo Reprodução/Globoplay No show do The Town, a Demi Lovato usou um conjuntinho todo preto com detalhes nas cores verde e amarela. Esse look é uma produção da estilista capixaba Mayari Jubini, que assina a marca Artemisi. Mas Demi já tinha vestido a estilista em outras três ocasiões: No Rock in Rio 2022, em um evento de divulgação de um dos clipes da cantora e, também, na turnê que ela fez no Brasil no ano passado, a Holy Fuck Tour. Os dois look em vinil (um vermelho e outro preto), cheios de peças de metal, que a Demi aparece em várias imagens da turnê são produções exclusivas da Mayari para a cantora. Demi Lovato veste look da estilista capixaba Mayari Jubini, que assina a marca Artemisi Angelo Kritikos/DivulgaçãoFONTE: G1 Globo