Conheça Natascha Falcão, cantora do Brasil indicada ao Grammy Latino 2023 na categoria ‘Revelação’

19 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

♪ ANÁLISE – Natascha Falcão. Para quem leu atentamente a lista de indicados ao Grammy Latino 2023 (divulgada na manhã desta terça-feira, 19 de setembro), o nome de Natascha Falcão chama atenção entre os 10 artistas que concorrem ao prêmio na categoria Revelação.

Nessa categoria que tem certo peso na premiação musical mais importante do mercado latino, Natascha Falcão é o único nome do Brasil – país sumariamente ignorado nas três categorias principais (Gravação do ano, Álbum do ano e Canção do ano).

Pelo fato de o Grammy Latino priorizar artistas que gravam em espanhol (e por isso o Brasil sempre esteve isolado na premiação em categorias específicas em língua portuguesa), são poucas as chances de Natascha sair vitoriosa na cerimônia agendada para 16 de novembro em Sevilha, na Espanha.

Ainda assim, a simples indicação ao Grammy Latino 2023 dá visibilidade a essa cantora e compositora pernambucana que entrou em cena em 2006, como atriz, antes de cursar jornalismo, profissão na qual se formou em 2012.

Aos 35 anos, Natascha Falcão reside há uma década no Rio de Janeiro (RJ), cidade para onde migrou em 2013, vinda do Recife (PE) natal, para se dedicar à carreira musical.

Em solo carioca, Natascha integrou a banda Pirarucu Psicodélico, se formou em dança e começou a pavimentar a discografia solo em 2019, ano em que lançou o EP Kitsch completo, ao qual se seguiu, três anos depois, o single Banho de flor (2022).

Contudo, foi mesmo com a edição do primeiro álbum, Ave mulher, lançado em março, que a artista abriu o caminho que a levou à surpreendente indicação ao Grammy Latino 2023. Gestado desde 2019, o álbum foi gravado com produção musical e arranjos de Beto Lemos.

No disco, Natascha Falcão transita por gêneros musicais nordestinos como coco, ciranda, maracatu, frevo, além de pisar no território pernambucano do Mangue Beat. O repertório do álbum Ave mulher inclui regravação de Por que (20021), música de autora do conterrâneo Otto, primo da artista.

O show Ave mulher ainda está eventualmente em cartaz por capitais do Brasil. Quem já viu Natascha Falcão no palco sabe que se trata de artista performática e de forte presença cênica. Tanto que a cantora vem se destacando no elenco feminino do show Viva Gal (2022 / 2023), idealizado em tributo à cantora Gal Costa (1945 – 2023).

A indicação ao Grammy Latino 2023 certamente vai impulsionar e dar mais voz a Natascha Falcão, de fato uma revelação recente da cena musical brasileira independente.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO