Luiza Sonza e Chico Moedas: como desabafos públicos de celebridades podem ser um bom negócio

22 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Na quarta-feira, cantora confirmou o fim do relacionamento durante entrevista em programa de televisão. Desde então, ela ganhou milhares de seguidores nas redes. Luísa e Chico ficaram juntos por cerca de quatro meses

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Por volta das 11h20 de quarta-feira (20), as redes sociais foram tomadas por um assunto: o fim do namoro da cantora Luísa Sonza com o influenciador Chico Veiga, conhecido como Chico Moedas.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Sonza estava no programa “Mais Você”, da Rede Globo, quando anunciou o término e leu um texto sobre traição. Era o ponto final de um romance que havia sido extremamente noticiado e comentado na internet nas últimas semanas, com direito a música que se tornou hit nas plataformas.

A repercussão do fim do relacionamento foi imediata. Enquanto Sonza lia o texto em rede nacional, os nomes dela e de Chico dominavam os assuntos mais comentados no X (antigo Twitter).

Muitas pessoas demonstraram surpresa com o fim do breve namoro, que durou cerca de quatro meses. Enquanto isso, outros criticaram o fato de a artista desabafar sobre o caso em rede nacional.

O episódio trouxe mais visibilidade para a cantora, que há um mês lançou um novo álbum, chamado “Escândalo Íntimo”.

No Spotify, a faixa “Chico”, em homenagem ao agora ex-namorado, teve mais de 1 milhão de streams no dia do desabafo da cantora. De acordo com o portal GShow, a canção subiu cinco posições na quinta-feira (21) e ocupou o quarto lugar entre as cinco músicas mais ouvidas na plataforma atualmente.

Cantora fez música em homenagem ao então namorado

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A cantora ganhou milhares de novos seguidores no Instagram e no Twitter. Um levantamento da consultoria Arquimedes, feito exclusivamente para a reportagem, mostra que a cantora ganhou 405 mil novos seguidores nas duas redes sociais em 24 horas após o desabafo. No mesmo período, ela foi mencionada cerca de 600 mil vezes nas duas plataformas.

Sonza, que acumula mais de 30 milhões de seguidores nas redes, viu a sua popularidade aumentar entre pessoas que não a conheciam, aponta o pesquisador Pedro Bruzzi, um dos sócios da consultoria Arquimedes.

“Ela teve uma superexposição na televisão aberta e se tornou um dos principais assuntos do debate digital. Então é natural que muitas pessoas tenham tido o interesse de conhecer ou até checar o perfil dela e ver que ela estava fazendo, porque ela passou a atingir um público diferente do normal dela”, diz o pesquisador à BBC News Brasil.

Desabafos de celebridades

Assim como no caso da jovem cantora, desabafos de artistas sobre a vida pessoal se tornaram cada vez mais comuns em tempos de redes sociais e têm grande alcance. Para os seguidores, muitos famosos expõem suas conquistas, alegrias e até os momentos difíceis que enfrentam.

Recentemente, situação semelhante foi vivida pela atriz Bella Campos, que ficou famosa por participar da novela Pantanal, da Rede Globo. Campos namorava o funkeiro MC Cabelinho e publicou um desabafo sobre o fim da relação logo após surgirem boatos de que ela havia sido traída.

Bella ganhou mais de um milhão de seguidores após o episódio e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes.

Esses casos não se resumem ao Brasil. Um dos mais conhecidos no período recente é o de Shakira. A cantora colombiana desabafou que foi traída pelo ex-marido, o ex-jogador Gerard Piqué.

Logo após, ela lançou músicas sobre infidelidade, que fizeram enorme sucesso.

Artista desabafou sobre fim do relacionamento durante programa de televisão

DIVULGAÇÃO

Seja por vontade própria, pressão dos fãs que pedem uma resposta sobre a vida pessoal do artista ou por objetivo comercial, o fato é que esses desabafos também se tornaram uma forma de engajamento nas redes sociais.

O pesquisador Bruzzi avalia que esses desabafos costumam gerar engajamento porque chamam a atenção do público, que quer saber mais sobre aquele artista que está expondo a sua vida pessoal.

“Essa exposição é também uma maneira de humanizar a figura. Porque o artista, com grande alcance na rede, acaba até sendo desumanizado e quando tem esses momentos de desabafo, traz de volta a figura por trás da imagem, a pessoa que sofre e tem problemas como todas as outras, que têm dificuldades em suas vidas”, diz Pedro.

O caso Sonza

A vida pessoal de Luísa Sonza sempre esteve em evidência ao longo de sua carreira. Quando terminou o casamento com o youtuber Whindersson Nunes, ela recebeu inúmeras críticas e ofensas. A jovem chegou a ser acusada de ter traído o marido – fato que ela sempre negou.

Desde essa separação, os ataques de ódio contra a artista se tornaram cada vez mais comuns. Por diversas vezes, Sonza comentou sobre como essa situação afetou a sua saúde mental e a fez buscar ajuda especializada.

Meses atrás, ela voltou a ser notícia após anunciar o namoro com o influenciador Chico Moedas. Pouco depois, no fim de agosto, novamente voltou a ganhar destaque na mídia com o lançamento de seu novo álbum.

Entre as novas músicas da cantora, uma chamou a atenção do público: a canção “Chico”. Entre elogios e críticas, a música se tornou a mais ouvida do novo álbum da artista. No início de setembro, a canção esteve no top 30 Global do Spotify.

O jeito apaixonado da cantora chamou a atenção do público e até rendeu críticas pela exposição do relacionamento recente.

Durante a entrevista à apresentadora Ana Maria Braga, na quarta-feira, muitos esperavam que a cantora comentasse sobre a canção e falasse sobre o novo namorado. Mas em vez disso, Sonza leu um texto no qual contou ter sido traída.

"É insuportável que a traição, a quebra de combinado, respeito, confiança, zelo e cuidado continuem sendo normalizados. Um erro pontual. Só quem já foi traída sabe o que se sente, a dor que se acarreta ao que se chama de erro pontual. Da autoestima destruída, da dúvida, da insegurança que algo assim causa”, disse, visivelmente emocionada.

Sonza ganhou milhares de novos seguidores em redes sociais após o desabafo sobre traição do ex

GETTY IMAGES via BBC

“A traição faz você se invalidar, faz você se sentir idiota, burra, palhaça, trouxa. É uma dor impossível de explicar. É uma quebra da confiança do próximo, é o medo de acreditar nas pessoas, é um sonho destruído, é toda a sua entrega, o seu zelo, o cuidado e o amor jogados fora”, acrescentou a cantora, emocionando também a apresentadora do programa.

Para o jornalista Maurício Stycer, crítico de televisão e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), a decisão de falar abertamente sobre o assunto na emissora líder de audiência pode ter sido pensada previamente.

“Os fatos que levaram ao desabafo (a traição) certamente são reais, mas a maneira de comunicar isso deve ter tido um planejamento”, afirma Stycer.

“Não foi um desabafo repentino, havia um texto. E a televisão aberta e um programa como o da Ana maria Braga é visto como um bom lugar para esse tipo de situação. É uma forma de mostrar também que a tevê aberta está forte e vivíssima”, avalia o especialista.

Stycer frisa que desabafos de artistas sobre a vida pessoal existem há décadas. “Mas no passado não tinha o alcance de hoje nas redes sociais. Ela falou na Ana Maria e 15 segundos depois já tinha vídeo no Twitter, TikTok e no Instagram. O universo de hoje amplificou tudo isso”, pontua.

Estratégia de marketing?

Empresária nega que tenha qualquer estratégia de marketing por trás de desabafo de Sonza

DIVULGAÇÃO

Nas redes, muitos se solidarizaram com o desabafo da cantora. Mas outros também a acusaram de criar uma estratégia de marketing por trás da dura situação pessoal para divulgar ainda mais a artista.

Empresária de Luísa há seis anos, Fátima Pissarra, nega que tenha havido qualquer estratégia de marketing por trás do desabafo de Sonza e afirma que pensar isso sobre esse episódio “chega a ser cruel”.

“É tão ofensivo achar que uma menina de 25 anos vai ter uma estratégia de marketing por trás de uma traição de um namorado para o qual ela fez uma música em homenagem. É desmerecer o papel tanto da artista como até dele, que recebeu essa música”, afirma Pissarra, que é uma das donas da Mynd.

“Não existe nenhum tipo de estratégia em nenhum formato que vai gerar qualquer sofrimento para artista. Jamais. Isso não existe dentro da Mynd”, acrescenta.

Pissarra afirma que a declaração da cantora em rede nacional foi uma forma de evitar polêmicas ou mentiras em torno do fim do relacionamento.

“Existem muitas confabulações sobre assuntos que envolvem celebridades e envolvem muitas notícias falsas. Então ao falar sobre algum assunto que gera notícias falsas abertamente em um programa de televisão, você supostamente elimina todas essas fontes equivocadas e mentirosas sobre esse determinado assunto de uma vez só”, diz à BBC News Brasil.

“Eu tenho certeza absoluta e posso falar em nome da Luísa: ela preferia qualquer coisa e não ter passado por esse tipo de traição de uma pessoa por quem ela estava muito apaixonada e fez uma declaração de amor desse tamanho”, completa.

A empresária da artista frisa que a cantora contou sobre a traição do ex-namorado para mostrar a outras mulheres que é possível encerrar um relacionamento após passar por uma situação assim.

“Esse é um assunto muito sério. É uma bandeira da Luísa. Como ela disse na Ana Maria Braga, existem históricos de traições na família dela e até entre amigas. E ela sempre foi contra essas mulheres continuarem casadas mesmo sabendo que eram traídas. E ela (Luísa) resolveu não ser uma dessas pessoas que são tantas no Brasil”, diz.

A reportagem procurou a equipe de Chico Moedas para comentar a repercussão do caso, mas não obteve resposta até a conclusão deste texto.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO