Ninawa Pai da Mata lança EP com cantos tradicionais do povo indígena Huni Kuin

11 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Ninawa Pai da Mata lança em 24 de novembro o EP 'Benimashū shushawei' com música autoral entre temas do povo do pajé

Camilla Coutinho / Divulgação

♪ Violonista indígena apresentado como “líder espiritual” do povo Huni Kuin, Ninawa Pai da Mata lança o segundo disco em 24 de novembro, Benimashū shushawei.

Trata-se de EP cujo repertório é composto por uma canção de autoria do músico e por quatro cantos tradicionais recorrentes no universo musical desse povo aglutinado na Amazônia – em território situado na fronteira do Acre com o Peru – e também conhecido como Kaxinawá (Huni Kuin significa “gente verdadeira” na língua falada pela comunidade de Ninawa).

Já o título do disco, Benimashū shushawei, quer dizer “alegria que cura” em Hatxa Kuî, a língua tradicional do povo Huni Kuin.

Pajé que começou a tocar violão ainda na infância, Ninawa Pai da Mata tem a companhia dos filhos Shane e Yube no EP. Eles tocam percussão e violão nas gravações dos cantos tradicionais Dau tibuya, Nai bai sitime, Nai mawa yuxini e Yamã kawanei, além de Santa luz divina, tema da lavra do próprio Ninawa Pai da Mata.

Gravado no estúdio Toca do Tatu na cidade de São Paulo (SP), com produção musical de Felipe El Kraidli, o EP Benimashū shushawei tem direção musical de Clarice Carvalho com Camilla Coutinho e sai nove anos após o disco de estreia de Ninawa Pai da Mata, Transformando a tradição, lançado em 2014.

Capa do EP 'Benimashū shushawei', do músico indígena Ninawa Pai da Mata

Kate B com arte de Camilla Coutinho


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO