RETROSPECTIVA 2023 – Anitta exporta funk para gringos, mas volta ao topo com reggaeton

30 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Música gravada pela 'Girl from Rio' com o rapper mexicano Peso Pluma, 'Bellakeo' explode em dezembro e se torna o segundo grande sucesso internacional da artista. Anitta e Peso Pluma no clipe do reggaeton 'Bellakeo', lançado em 7 de dezembro

Reprodução / Instagram / Anitta

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Anitta termina 2023 de volta ao Top 10 global da plataforma Spotify. Desta vez, na companhia do rapper mexicano Peso Pluma, com quem gravou o reggaeton Bellakeo (Peso Pluma, Mario Cáceres, Jorge Alberto Erazo, Juan Diego Medina, Angel Sandoval, Juan Daniel Arias e Omar Jose Pulido Vicari, 2023).

Apresentado em single lançado em 7 de dezembro, o reggaeton foi gravado para a discografia de Peso Pluma – nome em evidência no universo pop latino – e nem fez tanto sucesso no Brasil, mas galgou posições no mercado latino de língua hispânica e ontem, 29 de dezembro, já ocupava o oitavo lugar no Top 10 Global do Spotify.

A escalada de Bellakeo obviamente contribui para dar (mais) visibilidade a Anitta nesse mercado e beneficia a artista carioca, mas é curioso que o segundo grande sucesso internacional de Anitta seja outro reggaeton, assim como Envolver (Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz, 2021), música que explodiu em 2022 via TikTok e chegou ao topo das paradas em 25 de março daquele ano.

É que a girl from Rio tentou reposicionar a imagem no mercado de música latina ao longo de 2023, enfatizando a origem carioca, a ligação com o funk brasileiro e a estética das comunidades.

Em essência, Anitta vem filtrando a cultura musical da favela pelos códigos do pop gringo. A estratégia ficou clara com a edição do disco Funk generation – A favela love story, lançado em 17 de agosto com três músicas do ainda inédito sexto álbum de estúdio de Anita.

Uma delas – Funk rave (Anitta, Diplo, Gabriel do Borel, Márcio Arantes e Nathalie Redondo, 2023), apresentada previamente em single lançado em 22 de junho – rendeu a Anitta no VMA 2023, em 12 de setembro, o segundo prêmio consecutivo de Melhor clipe de música latina.

Contudo, como mostra a escalada de Bellakeo ao apagar das luzes de 2023, é mais com o reggaeton do que com o funk que Anitta tem feito história além das fronteiras do Brasil.

Acompanhe a RETROSPECTIVA 2023 do Blog do Mauro Ferreira:

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Brasil perde Rita Lee, João Donato, Leny Andrade, Carlos Lyra e outros gigantes da música

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Festivais dominam calendário de shows e consagram astros brasileiros

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Cedo ou tarde, bandas voltam para dizer adeus em ano marcado pelo reencontro apoteótico dos Titãs

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Ana Frango Elétrico orquestra amadurecimento precoce com o terceiro álbum

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Tributos a Gal Costa tentam amenizar a saudade da cantora no nicho da MPB

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Dori Caymmi, Edu Lobo e Marcos Valle festejam 80 anos com discrição

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Ludmilla coroa (outro) ano consagrador com nome em lista de artistas emergentes no mercado latino

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Luísa Sonza experimenta a bossa e a fossa com a controvertida canção 'Chico'

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Dez álbuns de artistas brasileiros que sobressaíram ao longo do ano

♪ RETROSPECTIVA 2023 – Jão lança o melhor álbum da carreira, anuncia 'SuperTurnê' e canta com Roberto Carlos


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO