Twitter para de mostrar novo selo de verificado após virar piada entre usuários; entenda a confusão

10 nov 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Menos de 24 horas após executiva anunciar novidade, Elon Musk disse que 'matou' o novo rótulo. O aviso substituiria o selo azul, que só poderá ser solicitado por quem paga US$ 8 (cerca de R$ 40) por mês pelo Twitter Blue. Selos azul e cinza no Twitter

Divulgação/Twitter

O Twitter mudou de planos e parou de mostrar um selo cinza para verificação de contas. A chegada do novo rótulo, que mostra a palavra "Oficial", foi anunciada na terça-feira (8) por uma executiva da rede social, mas foi cancelada publicamente menos de 24 horas depois por Elon Musk, novo dono da empresa.

Por algumas horas, algumas contas tiveram dois selos de verificado: o azul, que é o mais conhecido e aparece ao lado do nome da pessoa ou empresa, e o cinza com o termo "Oficial", que passou a ser exibido abaixo do nome de usuário (ou "@").

Em seu perfil no Twitter, Musk disse que "matou" o novo selo. Sem dar detalhes, ele afirmou que o "selo azul será o grande nivelador" de contas.

"Por favor, note que o Twitter fará muitas coisas estúpidas nos próximos meses. Vamos manter o que funciona e mudar o que não funciona", publicou o empresário.

A mudança gerou piadas na plataforma. Uma internauta afirmou que o Twitter tinha criado o "selo de real oficial". Outro disse que a rede social havia lançado "uma verificação de perfis verificados".

Como a gestão de Elon Musk no Twitter está sendo vista por especialistas em tecnologia

Zuckerberg perdeu 70% de sua fortuna este ano; outros bilionários da tecnologia também estão menos ricos

Selo azul ou cinza no Twitter: qual a diferença?

O Twitter mudou a definição do selo azul. Ele só era usado para "contas ativas, notáveis e autênticas de interesse público". Agora, o ícone também indica quem paga US$ 8 (cerca de R$ 40) por mês pelo Twitter Blue, serviço que foi lançado nesta quarta em alguns países – o Brasil não está entre eles.

O selo cinza com "Oficial" foi criado para identificar "contas de governos, organizações políticas como partidos políticos, empresas comerciais incluindo parceiros de negócios, grandes marcas, meios de comunicação e veículos e algumas figuras públicas". Na prática, o selo cinza ganharia a antiga função do selo azul.

"Contas que recebem o selo azul como parte da assinatura do Twitter Blue não serão submetidas à revisão para confirmar que atendem aos critérios de atividade, notabilidade e autenticidade que eram usados no processo anterior", explica a rede social em seu site.

A partir de agora, com o lançamento do Twitter Blue, apenas quem assina o serviço poderá pedir o selo azul. "O Twitter não vai mais aceitar novas solicitações de verificação sob os antigos critérios", afirma a empresa.

No início do mês, quando anunciou o Twitter Blue, Musk afirmou que o plano pago oferece outros benefícios:

"prioridade nas respostas, menções e pesquisa";

"capacidade de postar vídeo e áudio longos";

"metade dos anúncios";

"desvio de paywall dos publicadores" que trabalharem com a rede social.

Elon Musk entra na sede do Twitter carregando uma pia

Reprodução/Twitter

Mudança nos planos

A criação do selo cinza havia sido anunciada na terça pela executiva de produto do Twitter Esther Crawford. Ela afirmou que o selo cinza com o "Oficial" seria uma forma de diferenciar assinantes do Twitter Blue de contas que são verificadas porque têm grande visibilidade.

"Nem todas as contas verificadas [com o selo azul] receberão o rótulo 'Oficial' e o rótulo não está disponível para compra", disse a executiva.

Nesta quarta, porém, ela afirmou que por enquanto o selo cinza não será mais mostrado para pessoas físicas. Mas, ao comentar a declaração de Musk, Esther disse que o rótulo ainda está nos planos como parte do lançamento do Twitter Blue.

"O que vocês viram ele mencionar foi o fato de que agora não estamos nos concentrando em dar o rótulo 'oficial' para indivíduos", disse.

"Não há mais vacas sagradas no Twitter. Elon está disposto a tentar muitas coisas – muitas falharão, algumas terão sucesso. O objetivo é encontrar a combinação certa de mudanças bem-sucedidas para garantir a saúde e o crescimento do negócio a longo prazo", disse Esther.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO