Vai pra onde?🛫 Viracopos mira novas rotas ao exterior para 2024 em cúpula de aviação no México

30 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Concessionária aposta em 'incentivos' e diz que ao menos 3 rotas estão em negociações para destinos na América Central, América do Norte e Europa. Evento será nesta quinta e sexta. Passageiros em Viracopos, Campinas

Aeroportos Brasil Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos mira novas rotas internacionais em 2024 por meio de acordos na Cúpula de Aviação da América Latina no México, entre quinta e sexta-feira (1). Para isso, a concessionária deve apresentar em Querétaro um programa de "incentivos" para que as companhias aéreas usem o terminal em Campinas (SP) como destino ou ponto de partida dos passageiros.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas

Pelo menos três novas rotas estão em negociações e os destinos pretendidos são América Central, América do Norte e Europa. A expectativa da Aeroportos Brasil Viracopos é fechar novas operações no evento e por enquanto os países que podem ter ligação direta com o interior paulista são mantidos em sigilo por questões comerciais, assim como a frequência que pode ser diária ou semanal.

🌎Cenário atual

Atualmente, Viracopos oferece rotas diárias para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos; Lisboa, em Portugal; e Paris, na França. Além disso, o terminal também confirmou que haverá ao menos rota temporária até Punta del Este, Uruguai, entre 15 de dezembro até 18 de fevereiro de 2024.

💰O que prevê o incentivo?

A Aeroportos Brasil Viracopos informou que o programa de incentivo estabelece um apoio financeiro para os primeiros anos de operação da nova rota em face ao investimento inicial da companhia aérea. Na prática, a concessionária inclui determinados descontos para as empresas e auxilia com trabalhos que passam por áreas como marketing e comunicação para divulgar as rotas junto ao público.

A concessionária destacou que a Cúpula de Aviação da América Latina (CAPA) é um dos encontros mais representativos ​do mundo de inteligência de mercado para a indústria de aviação e viagens.

LEIA MAIS

TCU decide que governo pode fazer acordo para manter concessões de Viracopos e do Galeão; entenda

Entenda por que novo centro de encomendas internacionais dos Correios deve beneficiar Viracopos

123 Milhas: suspensão de pacote frustra 1ª viagem de avião de casal do interior de SP: 'Mãos atadas'

Migração, segurança e alta de passageiros: saiba por que a PF ampliou o efetivo de Viracopos em 33%

👨‍✈️Qual a situação do aeroporto?

A busca por novas rotas e investimentos pela concessionária de Viracopos ocorre depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) decidir, no início do mês, que o governo federal pode renegociar o contrato de concessão do aeroporto para manter a iniciativa privada à frente da gestão.

Na prática, o entendimento significa aval para a conversão do que inicialmente seria um pedido de relicitação para um novo acordo financeiro entre União e a atual administradora do terminal.

Viracopos encerrou 2022 com recorde de viajantes desde o início da concessão para a iniciativa privada: 11,8 milhões, o que representou acréscimo de 1,8 milhão sobre os 10 milhões verificados no período anterior. A projeção para este ano é de 14 milhões em virtude de aspectos econômicos, redução de reflexos gerados pela pandemia da Covid-19, e a inclusão da rota até Paris desde abril.

Torre de controle no Aeroporto de Viracopos, em Campinas

Fernando Pacífico/g1

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO